Blog

6 dicas para passar na prova prática do Detran

Ricardo Liberato

Desenvolva autocontrole. Aprenda a controlar suas emoções e se portar com frieza perante os desafios. Assim você vai evitar que as pernas tremam na hora da prova.

Cb image default
Descrição da imagem

A autoescola União preparou um material bem bacana para você, mas antes de entrarmos em dicas práticas, convém fazer uma abordagem teórica importante sobre as provas do Detran.

O principal é que não será a prova que irá determinar se você é um bom ou um mau motorista. Quantas pessoas já não chegaram para fazer uma prova de matemática ou português, ou uma prova do ENEM, muito bem preparadas e na hora deu aquele branco?

O sucesso na prova vai depender de vários fatores. O importante é ter em mente que ao tirar a carteira você estará se habilitando a algo que fará parte da sua rotina, logo é fundamental que você esteja realmente preparado para conviver com isso.

Em resumo, tudo serve para dizer que não é para a prova que você precisa estar preparado, mas para dirigir pelo resto de sua vida. A prova serve apenas para que a sociedade tenha um mínimo de controle sobre quem ela permite conduzir veículos por ruas e estradas.

Com base nessa abordagem mais abrangente, vamos propor algumas dicas para que você se dê bem na prova, mas que servem, na verdade, para que você se dê bem sempre ao volante.

1 - Busque o autocontrole

Conduzir um veículo é um exercício que vai expor você permanentemente a situações de pressão. Saber lidar com elas vai lhe ajudar a lidar com diversas situações de sua vida, além, claro, do trânsito engarrafado, do trânsito em dia de chuva, da vaga apertada, entre outras.

Desenvolva autocontrole. Aprenda a controlar suas emoções e se portar com frieza perante os desafios. Assim você vai evitar que as pernas tremam na hora da prova.

2 - Desenvolva autoconfiança

A primeira coisa que você precisa saber é que a técnica de dirigir não é complexa. Qualquer um pode aprender a dirigir. Logo, se você não passar na prova, não será por que você é incapaz, mas porque deixou de fazer algo importante, porque não se preparou adequadamente.

3 - Leve a autoescola a sério

Como em qualquer outro processo de aprendizagem, a autoescola serve para desenvolver em você habilidades para a direção. Você vai aprender o que fazer, como fazer, por que fazer e, mais importante, treinar.

Treinar é a forma de desenvolver a habilidade e adquirir o item 2, que é autoconfiança. Quando o seu instrutor disser que você está preparado, é porque você está.

4 - Preste atenção aos detalhes

Não se afobe, não tenha pressa, apenas pense em fazer tudo correto na hora da prova. Capriche em todos os detalhes, porque eles podem lhe tirar pontos preciosos. Ajeite o banco da forma correta para operar os pedais, ajeite o espelho retrovisor, coloque o cinto, mantenha a postura séria e cumpra à risca todas as instruções passadas pelo seu instrutor da autoescola.

5 - Não esqueça a seta e o cinto

Seta e cinto de segurança são itens que existem para proporcionar segurança. Não esqueça deles na hora da prova. Ou melhor, não esqueça nunca.

6 - Cuidado com a velocidade

Se você tem o pé pesado tem que se controlar, mas também não pode ter o pé leve demais.

Andar acima de 40 km/h tira pontos, mas abaixo de 20 km/h também. Muita atenção também para não ir devagar demais!