Blog

Um breve manual de boas maneiras no trânsito

Ricardo Liberato

Nós da Autoescola União, resolvemos preparar um pequeno manual de boas maneiras no trânsito, que além de melhorar a forma como você vivencia esta situação no seu dia a dia, ainda pode ser capaz de transformar as ruas de todo o país, em lugares mais tranquilos e amigáveis. Vamos lá!!!

Cb image default
Descrição da imagem

Dirigir ou até estar presente nas ruas como pedestre é algo bastante estressante e que exige cuidado o tempo todo. Mas é preciso lembrar que nossos comportamentos são capazes de melhorar estas condições e facilitar a convivência no trânsito. Se cada um fizer sua parte, tudo ficará melhor.

Por isso, nós da Autoescola União, resolvemos preparar um pequeno manual de boas maneiras no trânsito, que além de melhorar a forma como você vivencia esta situação no seu dia a dia, ainda pode ser capaz de transformar as ruas de todo o país, em lugares mais tranquilos e amigáveis. Vamos lá!

1. Dar a seta

Vai mudar de faixa? Dê a seta. Além de evitar que acidentes aconteçam, você estará colaborando com a comunicação fácil entre outros motoristas e com isso, o fluxo acontece com mais naturalidade.

2. Cuidado com o desembarque

É claro que você quer que os seus passageiros tenham o máximo de conforto, mas evite ao máximo parar para o desembarque em locais não permitidos. Este tipo de comportamento pode causar acidentes e engarrafamentos desnecessários.

3. Respeite a faixa de pedestres

Muitas pessoas, quando estão atrás do volante, esquecem que também são pedestres. É importante respeitar as faixas e possibilitar que as pessoas atravessem com segurança, principalmente se forem idosos, gestantes ou crianças.

Mas lembre-se de sinalizar a sua parada, para que os carros que estão vindo atrás de você percebam a sua manobra com antecedência.

4. Não pare no meio de cruzamentos

Nas cidades grandes, é comum que engarrafamentos aconteçam em vias de grande movimento, onde os cruzamentos são essenciais. Por isso, fique atento para não fechar cruzamentos e causar problemas ainda maiores.

5. Pegue leve na buzina

A buzina é uma excelente ferramenta no trânsito e que ajuda na comunicação entre os demais motoristas. Mas utilize-a com cuidado e jamais de forma agressiva. Além de ser uma tremenda grosseria, apertar a buzina sem controle, deixa as pessoas ao redor ainda mais estressadas e polui toda a cidade sonoramente.

6. Dê a passagem para outros motoristas

O trânsito parou na saída de uma escola ou supermercado? Não vai fazer diferença alguma se você deixar passar à sua frente um ou dois carros. Esta atitude é uma forma de respeitar o outro e fazer com que o trânsito flua mais facilmente.

7. Respeite as leis de trânsito e de convívio social

Não ande pelo acostamento, não pare em filas duplas, não fure sinais e nem as filas que se formam pelos mais diversos motivos. Estas regras foram criadas para facilitar o trânsito e deixar a vida de motoristas e pedestres mais tranquilas.

8. Tenha paciência e sorria

Lembre-se que todos estão no mesmo lugar que você. Respeite a vez dos outros, tenha paciência e aceite que erros podem acontecer com qualquer um, inclusive acidentes. Sorria e tente deixar este momento um pouco mais leve.

O segredo é ter empatia, ou seja, colocar-se sempre no lugar do outro. Com isso em mente, vai ficar mais fácil conviver com outras pessoas em qualquer lugar, inclusive no trânsito.