Blog

7 itens do veículo que você pode checar por conta própria

Equipe União

Você sabia que não é preciso ser nenhum expert em mecânica para conferir, por conta própria, o nível de alguns componentes no carro? Pois é: e nós aqui da Auto Escola União lhe ensinamos quais são eles.

Cb image default
Descrição da imagem

Você sabia que não é preciso ser nenhum expert em mecânica para conferir, por conta própria, o nível de alguns componentes no carro? Pois é: e nós aqui da Auto Escola União lhe ensinamos quais são eles.

Curioso (a)? Então confira 7 itens imprescindíveis que você mesmo pode checar no seu carro.

1. Nível da água

A água é a grande responsável por refrigerar o motor do veículo – motivo pelo qual seu nível deve estar sempre em dia.

Felizmente, é possível verificar o nível da água sozinho – e rapidamente. Basta abrir o capô e em seguida, o recipiente da água. Se houver água até a linha, está tudo bem. Se não, basta completar.

2. Nível do óleo

O óleo, por sua vez, é o responsável pela limpeza e lubrificação do motor. Não à toa, deixar de trocá-lo conforme o recomendado pode resultar em problemas sérios do motor, podendo até mesmo fundi-lo.

A verificação referente ao nível de óleo pode ser feita em casa. Porém, se ele estiver abaixo do considerado mínimo, é preciso levar o veículo ao mecânico para realizar a troca de óleo.

3. Luzes

As luzes do carro também podem ser verificadas com tamanha facilidade pelo dono do veículo. Para tal, basta ligar o carro, deixá-lo em ponto morto, e acender luz por luz – incluindo o alerta, piscas, iluminação traseira, luz de ré, freio e faróis baixo e alto.

Jamais pegue estrada antes de verificá-las!

4. Estepe

O estepe deve ser tão cuidado como os quatro pneus principais – afinal, você definitivamente precisará dele no caso de uma emergência.

Sendo assim, verifique sempre se ele está cheio (visto que ele pode murchar com o passar do tempo) e em bom estado. Quando for fazer a revisão e/ou manutenção do veículo, peça ainda para que ele seja analisado.

5. Itens de emergência

Em uma emergência, você pode precisar do triângulo de sinalização, macaco e chave de roda. Verifique, com frequência, se eles estão “inteiros”.

6. Volante

Você sabia que também pode verificar por conta própria o seu volante? Pois é. Se ele estiver com trepidações ou fazendo qualquer tipo de barulho na hora de efetuar as curvas ou manobrar, vale a pena marcar uma visitinha ao mecânico - principalmente antes de percorrer longas distâncias, como no caso de viagens, por exemplo.

7. Palhetas

As palhetas também são itens que podem ser verificados com enorme facilidade por você mesmo. Para tal, basta acioná-las (preferencialmente, em um dia que você não precise delas) para ver como elas responderão. Se começarem a ranger, este é o sinal de que está na hora de trocá-las.

E agora que você já sabe quais são os 7 itens imprescindíveis que você mesmo pode checar no carro, com certeza já se sente mais seguro (a) na hora de sair para lá e para cá com ele, não é mesmo?

Para conferir mais posts relacionados à segurança automotiva, não hesite em navegar pelas páginas de conteúdo da Auto Escola União.