Blog

Entenda tudo sobre a CNH-e, a habilitação digital

Equipe União

Em julho o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciou uma novidade para quem tem (ou ainda terá) carteira de habilitação. É a CNH-e, ou CNH Digital. Sim, é exatamente o que parece! É uma versão digital da carteira, com o mesmo valor jurídico.

Cb image default
Descrição da imagem

Em julho o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciou uma novidade para quem tem (ou ainda terá) carteira de habilitação. É a CNH-e, ou CNH Digital. Sim, é exatamente o que parece! É uma versão digital da carteira, com o mesmo valor jurídico. Ou seja, você não vai mais precisar da versão impressa: bastará ter a CNH no celular. É, no mínimo, um espaço extra na carteira!

Como funciona?

Ok, mas como vai funcionar a coisa toda? Segundo o Denatran, a CNH-e só poderá ser emitida para quem já é dono de uma CNH nova, com QR Code. Caso você também não esteja sabendo disso, estamos falando das carteiras emitidas desde maio deste ano, com o QR Code incluso para evitar fraudes. O QR Code também permite que qualquer um possa acessar o banco de dados do Denatran para checar informações do veículo, do condutor e das infrações cometidas. Se já parecia muita tecnologia para alguns antes, imagina agora!

De qualquer forma, tanto as carteiras emitidas desde maio quanto as que foram sendo renovadas já estão com o QR Code. Para conseguir a versão digital, você vai precisar baixar um aplicativo oficial na loja do Google (Android) ou da Apple (iOS), que só estará disponível a partir de fevereiro do ano que vem – e que ainda não tem nome definido. Então, com o app no celular, você terá duas escolhas: pagar pelo certificado digital e fazer tudo pela internet mesmo, ou não pagar nada e ir até um posto do Detran de seu estado para validar a CNH-e.

O certificado digital não é obrigatório. Ele serve como uma assinatura eletrônica, com a mesma validade que a assinatura física, e permite que o usuário faça algumas operações pela internet. Vale também para e-CPF, então pode ser mais útil para quem usa esses documentos de forma profissional – até porque o valor para um ano de certificado digital é de R$ 164, pelos Correios ou pelo Serasa.

É seguro?

O Denatran diz que sim! Mesmo sem certificado digital, a CNH-e só poderá ser acessada com uma senha de 4 dígitos que você criará logo no primeiro acesso. Se o celular for roubado, você terá que bloquear o documento – pela internet se tiver o certificado ou pessoalmente se não o tiver. Já a autenticidade da carteira é comprovada pelo QR Code, quando não pelo certificado.

Ah, e não precisa se preocupar com a falta de Wi-Fi ou com o 3G falhando: não precisa de internet para acessar a CNH-e, só da senha mesmo.

Tá, e quanto custa?

É aí que está, né? Ainda não temos informações sobre possíveis taxa para a CNH digital. O Denatran deixou isso por conta dos Detrans de cada estado, que são os responsáveis pelas taxas das carteiras impressas. Então vai depender da boa vontade de cada um!

O importante mesmo é saber que você tem apoio em todas as formas da CNH, digital ou impressa – e isso a Auto Escola União garante!

Siga os 5 passos abaixo e solicite a sua!!!

1. Possuir a CNH com QR Code. (código localizado no verso da CNH).

2. Comparecer a agencia de trânsito de seu município para atualizar seus dados.

3. Acessar o site do DENATRAN para realizar o cadastro e ativar a CNH Digital. https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/cadastro

4. Baixar o aplicativo na Google Play:

https://play.google.com/store/apps/details…

ou na Apple Store:

https://itunes.apple.com/br/app/cnh-digital/id1275057217…

5 . Cadastrar um código PIN no aplicativo e ter acesso ilimitado.